AUMENTO PARA DEPUTADO FEDERAL (16%)

(no escurinho do cinema eles aumentam seus salários )




Eu havia feito o alerta em julho deste ano sobre o provável aumento para os deputados federais. Pergunto agora : Você já viu isto antes? É a prova de que os deputados do NOVO vão incomodar no Congresso Federal, como já fazem os nossos vereadores nas Câmaras Municipais. Veja abaixo o quanto eles já ganham a mais do que os seus equivalentes no mercado( entre 44 e 175%), antes dos 16% de aumento que estão propondo. Enquanto o país se digladia eles votam o aumento dos seus salários "no escurinho do cinema".
.................................................................................................................................................................................................

Em setembro de 2017 fiz um post sobre o salário de um deputado federal comparando-o com o salário de profissionais do mercado de trabalho. Dependendo, podemos estar falando de uma diferença (a favor dos deputados) que vai de 44 a 175%. Com isto deveríamos congelar seus salários entre 5 e 16 anos para alinhá-los com o mercado. No entanto, independentemente do comparativo e da escassez do orçamento público, eles falam em reajustar os seus próprios salários.  Segue o post na íntegra de 2017 (mais atualizado do que nunca). A divulgação deste assunto contribui para pressionar o Congresso pelo cancelamento do reajuste após as eleições. Além de publicar neste meu blog estou postando no blog de diversos jornalistas formadores de opinião, na esperança de sensibilizá-los a se manifestarem a respeito.  


.....................................................................................................................................

Com base na pesquisa anual da Robert Halph Brasil em 2017 podemos comparar o salario(subsidio) de um deputado federal com os salários praticado pelas maiores empresas no mercado brasileiro. Veja o resultado:


Posições / Salários / diferenças 
Deputado federal / 33.000
Mediana do Profissional Sênior (todas as áreas) / 12.000 / 175%
Mediana do Profissional da área jurídica /18.000/ 83%
Mediana dos Gestores de área (todas as áreas)/ 24.000/ 38%
Mediana dos Gestores de área jurídica/ 23.000 / 44%
Os dados encontram-se na fonte 1 mencionada abaixo. A conclusão óbvia é que, qualquer que seja a comparação, os salários dos deputados federais são muito superiores aos praticados pelo mercado.
Como legalmente não podemos reduzir salários certamente que os nossos deputados deveriam ficar alguns anos sem qualquer reajuste salarial, até atingir a mediana do mercado. É isto o que seria feito em qualquer empresa que apresentasse um desvio deste tamanho. Por exemplo se tomarmos a mediana dos gestores da área jurídica (em valor superior de 44%) nossos deputados ficariam sem aumento por 8 anos, se considerássemos uma inflação anual de 5%. Vamos aguardar para ver quando eles tocarão neste assunto.

fonte 1 (Robert Ralph)  : salários dos profissionais do mercado https://drive.google.com/…/0BzV5sYVfMn8LWTJsVUp0UHlFW…/view…
fonte 2 ( votação para aumento de salário de deputado federal ): 







Comentários

Popular Posts

REVISÃO DO FGTS - INPC X TR ( PERÍODO DE 1999 A 2013)

COMO CORRIGIR O PASSADO - A VIDA TODA

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - APOSENTADO INSS - aumento de margem 40%