CLEPTOCRACIA

(brincando com fogo)




Não estamos falando do Brasil, mas da Venezuela. A Venezuela é 21% do PIB Brasileiro, 371 bilhões contra 1.8 trilhões de dólares. Certamente que devemos guardar as devidas proporções para efeito de qualquer análise.  
Historicamente, Hugo Chaves começou a revolução socialista venezuelana e Maduro quer dar continuidade até onde a paciência do venezuelano aguentar. Está ficando cada vez mais próximo disto, com os venezuelanos fugindo do país e comendo carne estragada para sobreviver. 
A economia da Venezuela é a metade do que era em 2012. Significa dizer que em média ela diminuiu 13 %  ao ano. Imagine um país onde o PIB ( e consequentemente a renda e emprego)  são reduzidos drasticamente a esse nível. 
Sem entrar no mérito da ideologia, qualquer governo precisa buscar  os resultado para as suas famílias através de dois caminhos. Usando um estado grande soberano e ditador para conduzir todos os seus negócios e processos para proteger os menos favorecidos, tutelando-os como um grande senhor feudal. Outra opção, mais liberal e eficaz, opta por um mercado livre e estimulo à concorrência. Não subsidiando grandes campões, como feito nos governos socialistas Lula e Dilma, o estado pode obter melhores resultados políticos, sociais e econômicos. 
A escolha do caminho é dado pelo voto popular, com base em pressupostos do povo em relação ao que desejam, e muitas vezes, sem o conhecimento desejável para uma escolha adequada. Mas assim é a democracia. Muitos dos que acreditam no "retorno de Jedi" (Lula) esperam que ele vai distribuir renda como fez em seu governo anterior.  Isto foi feito realmente, mas  além de distribuir e se locupletar com o dinheiro público, junto com os seus companheiros,  criou déficits fiscais onerosos e contribui expressivamente com o aumento da dívida pública exponencialmente crescente.  Seus seguidores acreditam novamente no milagre dos pães, como na bíblia com Jesus Cristo. Não há grana se quer para se pensar em nova e farta distribuição do dinheiro publico. Outubro se aproxima e veremos qual o caminho que será escolhido pelo voto popular. Tomara que seja distinto ao que os venezuelanos escolheram pelo socialismo e infelizmente  estão pagando e continuarão a pagar  a conta por muitos anos. 

Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)