SASA MUTEMA

(Os salvadores da pátria)



Aprendi na minha vida que apenas com princípios e valores podemos construir algo com sustentabilidade.  Na década de setenta iniciei meu trabalho em uma empresa na qual permaneci por 23 anos. Lastreado nesses valores ela colocava seus planos e projetos voltados para as pessoas e para os negócios. Apesar de hoje não ser uma das mais valiosas do universo conseguiu algo que muitas ainda terão que provar, sobreviver por mais de 100 anos em seu negócio. 

Encantei-me pela primeira vez com um partido politico no Brasil porque pela primeira vez vi seu propósitos lastreados também em princípios e valores. Ao fazer um planejamento estratégico as grandes corporações definem não apenas a sua missão, mas principalmente seus valores.  Não garante que os resultados serão atingidos, mas já é um compromisso de jogar dentro de regras éticas pré estabelecidas. 

O que mais vemos no Brasil são os 35 partidos fazerem o jogo político sem  qualquer fundamento ideológico. Coligam-se com outros na medida em que se sentem ameaçados pela democracia do voto. Em termos regionais é parceria é imoral, onde partidos se juntam a outros com agendas totalmente conflitantes. 

Vemos hoje no Brasil posições favoráveis a "democratura" balizando-se em países como a Rússia e a China. Muitos dos que defendem esta tese não viveram uma ditadura onde não temos a liberdade de expressão e temos a imposição de costumes. Certamente que a esquerda festiva, com teorias salvadoras e socializante já demonstrou a sua ineficácia. Portanto, por exclusão, ficamos com a democracia.  Ela nos impõe um show de horrores como o que assistimos agora na TV.  Salvadores da pátria prometendo limpar o nome no SPC a gerar aumento de renda e emprego. O tema indidualismo do voto serve para uma profunda reflexão. O conceito de "democratura " , uma simbiose entre democracia e ditadura, é algo se coloca em discussão. 

Não chegaremos a lugar nenhum sem um colegiado ético e competente no congresso federal, que é o local onde as regras do jogo podem se modificadas e o poder executivo fiscalizado. Até agora as preocupações continuam com os "Sasa mutemas"...... 


JOÃO TEIXEIRA DE AZEVEDO NETO




Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)