A GUERRA COMERCIAL( Comercial War )


( USA E CHINA )

Ela não é atômica, mas é muito explosiva. Roberto Azevedo é um dos nossos mais ilustres brasileiros, atuando como Diretor Geral da OMC. Uma guerra declarada entre os Estados Unidos e a China se avoluma e já atingem um volume de tributação adicional sobre 200 bilhões de dólares das exportações da China para os Estados Unidos.  Por outro lado, a China já anunciou tributos adicionais na ordem de 110 bilhões de dólares sobre as exportações americanas.  A guerra foi iniciada pelos Estados Unidos, que se sentem prejudicados pelo elevado déficit na balança comercial com a China, em torno de 375 bilhões de dólares, contra o registro de 275 bilhões pela versão da China, em 2017.

Essa guerra é ruim para todo o planeta, principalmente para os países menos desenvolvidos. Exemplos como o da grande depressão em 1929, e a crise da hipoteca americana em 2008, mostraram que o melhor caminho no comércio é pela cooperação e não pelo confronto e pelo uso excessivo da proteção tarifária.  A busca do famoso “ganha/ganha” ,mesmo que ambos ganhem menos.

A economia americana dá sinais de exuberância e seu mercado financeiro tem mostrado ganhos excepcionais, valorizando o dólar em relação as demais moeda do mundo.  Mas esta não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona, onde quem souber melhor usar as suas energias vencerá.  Quanto aos perdedores, estão entre eles os países menos desenvolvidos. Certamente sobrará, e já está sobrando, para o Brasil.



 JOÃO TEIXEIRA DE AZEVEDO NETO



Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)