A GRANDE CONTRIBUIÇÃO

 ( A REMUNERAÇÃO PÚBLICA E A  DE MERCADO )


Todos nós que trabalhamos com remuneração no mercado sabemos da importância da pesquisa de competitividade feita pelas empresas e, na maioria dos casos, pelas consultorias. Com base nelas os programas de remuneração fixa e/ou variável são elaborados e executados pelas empresas. Elas precisam desse parâmetro no inicio do programa e anualmente para a sua manutenção. As grande corporações acreditam nessa pesquisa e a usam regularmente.  Sabemos também que para fazer a pesquisa é preciso fazer "matching" com os cargos pesquisados. Para tanto, leva-se em conta para cada função as responsabilidades financeiras e por pessoas, o nível de complexidade e de conhecimento exigido para cada cargo. 
Estamos vendo agora na gestão pública um alvoroço, iniciado com os  juízes do STF, já seguido pelos militares e outras carreiras que estão pedindo reajustes salariais por conta do tempo em que não foram corrigidos monetariamente.  Não levam em conta o quanto ganham no momento e tão somente o o fato de não terem reajustes em anos anteriores.  Fiz pessoalmente um estudo que mostra que nossos juízes por exemplo já ganham em média mais do que os executivos no mercado privado.
Minha voz é uníssona até agora. Seria muito importante que as maiores e reconhecidas consultorias no mercado (Hay, Mercer, Robert Ralph...) fizessem e divulgassem pesquisas comparando os salários da gestão publica ( juízes, deputados federais e estaduais, senadores, procuradores, auditores fiscais.....) com seus equivalentes no mercado de trabalho. Com isto a opinião pública poderia ter uma visão geral do assunto e,  mais do que "berrar a esmo",  fazer uma pressão legitima sobre  o executivo, o legislativo e o judiciário. Seria sem dúvida uma grande contribuição ao país. 

JOÃO TEIXEIRA DE AZEVEDO NETO

Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)