A REVISÃO DA VIDA TODA IGUALITÁRIA

 A REVISÃO DA VIDA TODA IGUALITÁRIA


A revisão da vida toda é uma questão importante para muitos aposentados brasileiros do INSS. Ela é referente à possibilidade de utilizar a totalidade do período de contribuição do segurado para o cálculo do benefício previdenciário, incluindo as contribuições antes de julho de 1994. Essa revisão aconteceu por determinação judicial e trouxe muitas polêmicas.

A justiça da sua aplicação aos aposentados com menos de 10 anos de aposentadoria é inegável. Com a revisão da vida toda, os aposentados que se aposentaram após 1994 e tiveram contribuições significativas antes dessa data, têm a chance de aumentar seu benefício. Essa reformulação é positiva principalmente para aqueles que tiveram uma redução no cálculo do benefício pelo fato de muitas contribuições anteriores não terem sido contabilizadas.

No entanto, a injustiça da não aplicação também é notória para aqueles que têm mais de 10 anos de aposentadoria e que, por isso, não podem ser beneficiados pela revisão da vida toda. Para esse grupo de segurados, a sensação de desvalorização e prejuízo é inegável. Muitos contribuíram por décadas para a previdência e tiveram valores menores na hora de se aposentar, mesmo tendo contribuições significativas.

Com a revelação dessa injustiça, têm surgido várias iniciativas para equiparar os mais de 10 anos com os menos de 10. Inegavelmente a revisão do teto máximo do aposentado é uma das iniciativas mais consistentes e que mais pode beneficiar os segurados que foram prejudicados. Também há a possibilidade de reformulação das bases de cálculo, uma proposta desenhada para que os contribuintes com mais de 10 anos de aposentadoria possam ter cálculo de benefício com todas as contribuições feitas nos últimos 20 anos.

Em resumo, a revisão da vida toda é um assunto extremamente importante para muitos aposentados no Brasil. Apesar das polêmicas e das desigualdades na aplicação da revisão, a justiça de sua aplicação é inegável para aqueles que contribuíram por muitos anos, especialmente antes de 1994. As iniciativas para equilibrar os mais de 10 anos de aposentadoria aos menos de 10 anos são importantes, mas ainda demandam empenho e contínuo por parte de toda a sociedade, atraves das demandas judiciais individuais (feitas pelos aposentados predudicados) e pelas Insituições que os representam. Assim está sendo com os aposentados com menos de 10 anos de aposentadoria. Seria importantissima a defesa desta bandeira tambem e principalmente pelos partidos politicos, mormente pelo partido NOVO, que usualmente propôe e defende causas sociais justas e igualitárias.

Por este motivo, estou encamimhado cópia desta matéria do meu blog para o seu presidente e para os atuais mandatários que nos representam como deputados federais em Brasilia no Congresso federal.

João Teixeira de Azevedo Neto Consultor de Gestão, Pessoas e Negócios Avenida das Américas, 700 - bloco 3 / 217 Barra da Tijuca (RJ) Fones: 021.986672754 / 021.35766808



Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)