A GORJETA (10%)


Os números explicam melhor porque os Estados Unidos sentem-se ameaçados com o crescimento acelerado da China. Nos últimos 18 anos (1999 a 2017)  a média de crescimento chinês foi de 7.5% ao ano. A Americana foi 4.4%. Se projetarmos o crescimento para os próximos 15 anos, com a taxa média de cada um desses países, em 2033, (+15 anos) a China alcançará o mesmo PIB Americano, ou seja, o patamar de 37 trilhões de dólares.

Enquanto isto, aqui no Brasil(Sucupira), se projetarmos uma taxa média de crescimento de 4% a.a., o que é agressivo em função dos padrões de crescimento atuais, nosso PIB atual de 2.1 trilhões será de 3.8 trilhões  de dólares em 2033. Ou seja nosso PIB será aproximadamente apenas 10% de cada um deles. Vamos combinar uma "pequena gorjeta". 

Hoje somos 10% do PIB americano e 17% do PIB Chinês. Não temos portanto motivos para ficarmos muito felizes quando vemos os nossos números atuais e os futuros projetados. Mas dá para entender porque Trump acorda todos os dias implicando com a China, que pelo andar da carruagem vai pegar no seu pé em 2033.   

JOÃO TEIXEIRA DE AZEVEDO NETO




Comentários

Popular Posts

A VIDA TODA - JUSTIÇA COMPLETA

PESSOAS : Será uma revisão para a vida toda???

IBM E VOCÊ ( EDIÇÃO 1990)